A Estrada Nacional (EN) 326-1, no concelho de Arouca, permanece cortada esta quinta-feira entre Canelas e Alvarenga devido aos incêndios rurais, informou a GNR. O corte total da via foi confirmado por fonte oficial da Guarda Nacional Republicana.
Enquanto isso, no distrito de Viseu, foi reaberta a EN 321, que estava interditada entre Castro Daire e Portas de Montemuro (Cinfães) no início desta quinta-feira.
Nove incêndios rurais permaneciam ativos às 6h40, com o fogo em Castro Daire a mobilizar o maior número de meios, incluindo 550 operacionais e 178 veículos, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Os incêndios ativos estão espalhados por várias regiões, incluindo o Alto Tâmega e Barroso, a Área Metropolitana do Porto, a região de Aveiro, Tâmega e Sousa, e Viseu Dão Lafões.
Desde domingo, os incêndios no norte e centro de Portugal resultaram na morte de sete pessoas e feriram cerca de 120, destruindo dezenas de casas e causando cortes em várias estradas e autoestradas. Até às 19h30 de quarta-feira, a ANEPC contabilizava 34 incêndios ativos, dos quais 18 eram de dimensão significativa, mobilizando 2.434 operacionais, 734 meios terrestres e 23 meios aéreos.
O Governo declarou estado de calamidade em todos os municípios afetados, enquanto a área ardida em Portugal continental desde domingo já ultrapassa 106 mil hectares, com 76 mil hectares queimados nas regiões Norte e Centro, de acordo com o sistema europeu Copernicus.
Foto: DR