Iniciativa de apoio a idosos em Vila do Conde com falta de financiamento
Iniciativa de apoio a idosos em Vila do Conde com falta de financiamento

Iniciativa de apoio a idosos em Vila do Conde com falta de financiamento

Partilhar:

Este projeto encontra-se com falta de financiamento por parte da instituição Portugal Inovação Social. Iniciativa de apoio a idosos chama-se “Porta 55+” e ajuda a população com idade avançada a ter um envelhecimento “mais saudável”. 

Os voluntários que compõe as equipas têm mais de 55 anos de idade e as suas zonas de atividade principal são as freguesias de Vila Chã, Árvore e Mindelo. A iniciativa faz atividades com idosos como passear, levar café, jogar às cartas, fazer exercício físico, entre outras.

Criado em 2020, o projeto do Centro Social e Paroquial de Mindelo (CSPM) é apoiado pelo Portugal Inovação Social e encontra-se sem financiamento. O Jornal de Notícias avança que a instituição apenas o garante até ao final do ano.

Atualmente, o projeto conta com 28 voluntários e apoia mais de uma centena de idosos, muitos que vivem sozinhos nas suas casas.

Ao JN, o vice-presidente do CSPM afirma que o projeto, pelos resultados que faz parecer, devia tornar-se “numa política publica e ser replicado em todo o país”.

Segundo um inquérito feito aos mais de 100 idosos apoiados, cerca de 98% concordam que a companhia da instituição é positiva. Sentem-se, portanto, menos sozinhos. O método mais eficaz para retardar a demência é, de facto, a estimulação cognitiva.

26 voluntários, do total de 28, estão dispostos a continuar o projeto, mesmo sem financiamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *