Instalação de Madalena Martins dá nova vida ao comércio na Baixa da cidade do Porto

Instalação de Madalena Martins dá nova vida ao comércio na Baixa da cidade do Porto

16/07/2021 0 Por admin
Partilhar:

Uma instalação artística chamada “Paisagem Etérea”, de Madalena Martins, foi hoje inaugurada na Rua de Santa Catarina, no Porto, para dar as boas-vindas à retoma do comércio de rua, numa altura em que a vacinação permite algum desafogo apesar do aumento de casos ativos na região.

Os trabalhos foram feitos por reclusos de diferentes estabelecimentos prisionais do Norte, cooperação que a artista plástica natural de Ponte de Lima já tinha experimentado noutras vezes aquando da realização das ‘noites brancas’ de Braga.Segundo o vereador da Câmara do Porto, Ricardo Valente, esta instalação pretende “animar a rua” e “fazer com que se note”, algo que, acredita, já está a ser cumprido, até porque são vários os registos nas redes sociais apenas relativos à montagem da obra de arte.

“Acho que a animação de rua funciona muito bem por cima das pessoas, e esse foi o caderno de encargos: algo que não fosse intensivo e que não retirasse espaço público, deixando as pessoas a andar livremente”, disse o vereador à SIC.

Madalena Martins, citada no portal de notícias da Câmara do Porto, revela que o azul celeste é a cor predominante, como predominante é o azul das máscaras descartáveis “que nos cobrem as expressões e nos dificultam a respiração”.

Diz também que é “o céu que dança livre por cima das nossas cabeças” acompanhado de outras cores, uma bipolaridade que “representa a tensão que vivemos” mas quer ser também “uma viagem desafogada, de pensamentos livres que nos fazem flutuar por este tapete voador, num bailado conduzido pelo vento”.