Interface de Transportes Lourosa/Fiães marca viragem na mobilidade em Santa Maria da Feira

Interface de Transportes Lourosa/Fiães marca viragem na mobilidade em Santa Maria da Feira

04/12/2022 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Na semana em que foram assinados os contratos do novo concurso para o sistema de transportes da Área Metropolitana do Porto – em Santa Maria da Feira este sistema entrará em funcionamento em julho do próximo ano –, a Câmara Municipal faz ponto de situação da obra de construção do Interface de Transportes Lourosa/Fiães. Com um investimento que ascende a 2,1 milhões de euros, esta infraestrutura marca uma viragem na qualidade do serviço de transportes públicos no território.

As obras do Interface de Transportes Lourosa/Fiães decorrem a bom ritmo, estando a sua conclusão prevista para fevereiro de 2023, conforme prazo definido.  Esta infraestrutura vai servir aproximadamente metade da população de todo o concelho de Santa Maria da Feira, cerca de 70 000 habitantes, e envolve um investimento que ronda os 2,1 milhões de euros.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, acompanhado pelos vereadores do executivo, autarcas das juntas de freguesia de Lourosa e Fiães, empreiteiro da obra, técnicos municipais e pelo arquiteto responsável deste projeto, visitou na manhã de sexta-feira, 2 de dezembro, a obra do Interface de Transportes Lourosa /Fiães que se encontra executada em mais de 70%, prevendo-se, portanto, a sua conclusão no próximo mês de fevereiro.

Na ocasião, o edil feirense vincou a importância desta obra para a efetiva promoção da mobilidade das pessoas, definindo-a como “fundamental para a melhoria da rede de transportes no concelho” e adiantou ainda que a Câmara Municipal está já a trabalhar no Interface de Transportes de Santa Maria da Feira.

Estrategicamente localizado, próximo de acessos rodoviários, nomeadamente no cruzamento do IC2 com a EN326, o Interface de Transportes Lourosa/Fiães permitirá a fácil distribuição de passageiros, quer para o nordeste do concelho, quer para a A1, A29 e CREP, e estimulará o uso dos transportes coletivos em detrimento do individual, potenciando os modos ativos de mobilidade e a mobilidade urbana multimodal.

Estra infraestrutura de transportes irá compreender uma zona para utilizadores, com sala de espera, zona de atendimento e bilheteiras, instalações sanitárias, cafetaria, zona de despacho e áreas técnicas de arrumos. As áreas exteriores contemplam parque automóvel, para carros e autocarros, paragens de táxis e zona de aparcamento para bicicletas, zonas pedonais e áreas verdes.