IPMA diz que “é muito pouco provável” que fenómeno no Porto aconteça novamente
IPMA diz que “é muito pouco provável” que fenómeno no Porto aconteça novamente

IPMA diz que “é muito pouco provável” que fenómeno no Porto aconteça novamente

Partilhar:

O meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Nuno Lopes disse esta segunda-feira à Lusa que “é muito pouco provável” que o sucedido no Porto no fim de semana volte a acontecer, sem descartar totalmente essa possibilidade.

“Que pode voltar a acontecer, pode. Que é provável, não. É muito pouco provável”, disse esta segunda-feira à Lusa, por Skype, o chefe da divisão de Previsão Meteorológica e Vigilância do IPMA.

Nuno Lopes explicou que para o fenómeno de fortes chuvas e enxurradas suceder novamente, “para além das condições estarem todas reunidas, tem de ser exatamente naquele sítio”.

O concelho do Porto registou, no sábado, em menos de duas horas, 150 pedidos de ajuda por causa das inundações em habitações e vias públicas, principalmente na baixa da cidade, disse à Lusa fonte da Proteção Civil local.

As enxurradas causaram também danos em algumas habitações na zona das Fontainhas.

“Aquilo basta ser 10 quilómetros a norte que já não tem o mesmo efeito”, explicou o responsável à Lusa, comentando que o fenómeno ocorreu “quase no ponto ‘certo’, onde podia dar” para causar as enxurradas, devido à impermeabilização dos solos na cidade e à capacidade de escoamento.

Nuno Lopes disse até que “podia ter sido um bocadinho pior, se tivesse sido mais afinado”, considerando que “aquela zona impermeabilizada [da cidade] é muito complicada”.

“Foi mesmo azar”, resumiu, lembrando “um evento com muitas semelhanças em 2008”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *