Na última sexta-feira, dia 26 de abril, três cadelas foram resgatadas numa estrada em Gondomar, na Área Metropolitana do Porto, num estado preocupante de magreza extrema e infestadas de carraças. A notícia foi divulgada pelo IRA – Intervenção e Resgate Animal, que prontamente tomou medidas para socorrer os animais.
Segundo um comunicado publicado pelo IRA no Facebook, as cadelas, que são ainda bebés com cerca de 2/3 meses de idade e de porte médio/pequeno, foram recolhidas para as instalações do grupo para avaliação clínica. O IRA salientou que as cadelas estão disponíveis para adoção responsável, comprometendo-se a entregá-las vacinadas, desparasitadas, com microchip e com a esterilização marcada para os seis meses de idade.
A postagem gerou uma grande comoção entre os seguidores da página, que expressaram indignação pelo abandono dos animais e gratidão pelo trabalho do IRA em resgatá-los. Comentários como “Abandonar criaturas tão pequeninas na rua onde podiam ter sido atropeladas? Será possível ainda haver pessoas tão más neste mundo?”, e “Gratidão é pouco para agradecer mais estes salvamentos” demonstram a solidariedade e o apoio à causa animal.
O IRA é reconhecido pelo seu trabalho na deteção, planeamento e resgate de animais vítimas de negligência e/ou maus-tratos. É importante lembrar que, no início do ano, houve polémica envolvendo a associação, quando Leandro, participante do “Big Brother”, admitiu ter espancado a sua cadela por pensar que o animal tinha mordido o seu filho.
Foto: IRA