Kalle Rovanperä venceu Rali de Portugal pela segunda vez consecutiva
Kalle Rovanperä venceu Rali de Portugal pela segunda vez consecutiva

Kalle Rovanperä venceu Rali de Portugal pela segunda vez consecutiva

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No último dia da 56.ª edição do Rali de Portugal, Kalle Rovanperä venceu pela segunda vez consecutiva a prova portuguesa. Duas vitórias que já lhe dão acesso a uma seleta galeria de heróis onde figuram Kankkunen, Sainz, McRae, Mäkinen e Loeb e o projetam para o topo do Mundial deste ano (é também campeão em título). A Toyota ganha em Portugal pela quarta vez consecutiva (ainda que com pilotos diferentes, igualando o recorde da Lancia em 1987/91) e Dani Sordo, nunca tendo ganhado, é o campeão dos pódios em Portugal: sete no total e três consecutivos.

A norte, o público vibrou como sempre, mas nos lugares da frente tudo estava decidido desde a véspera: Kalle Rovanperä/Jonne Alttunen em Toyota, tinham acabado o dia de sábado com uma vantagem de praticamente um minuto sobre Dani Sordo/Candido Carrera da Hyundai e limitaram-se a gerir a prova, como as equipas de futebol à espera do apito final do árbitro.

Isso foi patente na forma como os pilotos da frente abordaram outra das mais notáveis classificativas deste rali: Cabeceiras de Basto. Assisti à passagem dos primeiros num sítio lindíssimo, quer pela paisagem envolvente, quer pelo traçado: trata-se da Zona Espetáculo das Torrinheiras que nunca está demasiado cheia de gente, pois é praticamente impossível lá chegar sem ser a bordo de um 4×4. Numa zona sinuosa predominantemente a descer, apenas os Ford de Ott Tänak e Loubet deram um arzinho da sua graça. Os restantes cumpriram sem deslumbrar, mesmo Kalle Rovanperä no seu Toyota ou o seu perseguidor Dano Sordo em Hyundai: trajetórias conservadoras, atravessadelas q.b., nada que fizesse levantar o povo. Até se acabarem os WRC e chegarem os dois Skoda 4×2 que disputavam a liderança do WRC2.

Nas classificativas de Paredes, Cabeceiras e Fafe, cheias de público, Rovanperä limitou-se a gerir a sua vantagem para vencer a 56.ª edição do Rali de Portugal, mas nos carros de duas rodas motrizes a luta foi até ao último quilómetro e ao último segundo.

Armindo Araújo/Luis Ramalho foram os melhores portugueses (a 12.ª vitória de Araújo nesta sub-prova lusa) e Ricardo Sousa /Luis Marques venceram a competição referente à Peugeot Rally Cup Ibérica.

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