Foi hoje lançado o concurso público internacional para a construção da Linha Rubi do Metro do Porto, que vai ligar a Casa da Música, no Porto, a Santo Ovídio, em Gaia, passando pelo Campo Alegre, a Arrábida e as Devesas (com ligação à estação de comboios). Este concurso incluiu uma nova ponte sobre o rio Douro.
O valor de referência para este concurso é de 370 milhões de euros, sendo o dia 17 de Julho a data limite para o concorrentes apresentarem as suas propostas. O valor global de investimento – totalmente financiado a fundo perdido pelo Programa de Recuperação e Resiliência, no âmbito do NextGenerationEU -, situa-se nos 435 milhões de euros. A obra de construção da Linha Rubi (H) deverá arrancar até final deste ano, ficando concluída em 2026.
A cerimónia que aconteceu na Alfândega do Porto, contou com a presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, tendo sublinhado que a linha Rubi e a nova ponte sobre o Douro vão “expandir a cobertura territorial do sistema do metro da Área Metropolitana do Porto, mas, acima de tudo, reduzir os problemas de congestionamento” entre o Porto e Vila Nova de Gaia.