O FC Porto está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os portistas recebiam os ucranianos do Shakhtar e precisavam de não perder para seguir em frente a verdade é que, apesar do 5-3 final, controlaram sempre o resultado.
O encontro começou logo com o golo de Galeno, aos 9′. Os ucranianos, a precisar de reagir, empataram num golo polémico, pois o assistente levantou a bandeirola, o árbitro mandou seguir o Shakhtar seguiu a jogada e igualou por Sikan.
Com o empate a pairar, Galeno fez o bis e descansou o Dragão à beira do intervalo com um remate forte à entrada da área.
Na segunda parte o FC Porto começou por ameaçar com um livre de Eustáquio, mas o golo só apareceria aos 62′ por Taremi. Com 4-2 pensava-se que estava tudo decidido, mas o primeiro autogolo da carreira de Eustáquio deu algumas esperanças aos ucranianos. Foi sol de pouca dura porque aos 76′ Pepe prolongou a lenda com um desvio de pé esquerdo. Aos 82′ Francisco Conceição faria o 5-2 e o Shakhtar ainda reduziu para 5-3.
O FC Porto termina a fase de grupos com os mesmos pontos (12) que o 1.º classificado Barcelona, que perdeu em Antuérpia, tendo sido o melhor ataque do grupo, com 15 golos.
Na próxima fase, o FC Porto já conhece, inclusivamente, os próximos adversários: Bayern Munique, Arsenal, Real Madrid, Real Sociedad, Atletico Madrid, Dortmund e Manchester City.