Lojas de tradição no Porto mostram-se mais modernas mostram comércio fora do sítio
Lojas de tradição no Porto mostram-se mais modernas mostram comércio fora do sítio

Lojas de tradição no Porto mostram-se mais modernas mostram comércio fora do sítio

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Oito lojas, quatro parcerias constituídas para promover sinergias entre estabelecimentos comerciais. Ninguém se conhecia entre os seus donos, nem tão pouco as áreas de negócio de cada um. Mesmo assim, todos decidiram participar no “Comércio Fora de Sítio”, programa municipal que alia, por estes dias, quatro lojas reconhecidas ao abrigo do “Porto de Tradição” a outras tantas de comércio tradicional… mais moderno.

Quem passa pela Ufalufa, no Centro Comercial Bombarda, depara-se com uma montra diferente do normal. Aos brinquedos que ali existem para venda junta-se uma máquina de fazer molduras, da Santos & Irmãos Lda, a casa mais antiga da Europa, e provavelmente de todo o mundo, no setor, instalada na Travessa das Liceiras. Nesta, a montra tem também algo de incomum (ou talvez não): uma girafa “emoldurada”.

Troca, entre estabelecimentos comerciais, de produtos ou elementos do seu espólio, carregados de histórias e memórias. Este um dos princípios do projeto municipal do Departamento Municipal de Atividades Económicas: promover sinergias entre estabelecimentos comerciais, atuando como mecanismo de estímulo ao comércio local e à cooperação entre os comerciantes da cidade.

Nesta primeira edição, e para além da Ufalufa e a Santos & Irmãos, há mais outras três parcerias, sempre com o mesmo conceito básico, ou seja, antiguidade versus modernidade: Livraria Moreira da Costa e Farmácia Moreno, Casa Januário e Olá Breiner e a Alcino Silversmith since 1902 – Workshop Store com a Araucana.

“É interessante criarmos sinergias entre comerciantes”

“Achei o desafio interessante, uma vez que era uma coisa completamente diferente. Não sabia onde o meu brinquedo iria parar, mas que não iria para uma loja de brinquedos”, salienta Liliana Ribeiro. Na sua loja recebeu molduras, ainda que, de antemão, não soubesse o que viria da Santos & Irmãos. Esta troca, diz a gerente da Ufalufa, permite “poder estar noutros espaços da cidade e apresentar os produtos que vendo”.

“É sempre interessante criarmos estas sinergias entre comerciantes”, reconhece Guilherme Monteiro, abrindo “o comércio à cidade e às pessoas, fazendo com que elas possam visitar várias lojas, que fazem parte do tecido comercial da cidade”, acrescenta o responsável pela Santos & Irmãos.

Quer no estabelecimento “Porto Tradição” quer no de comércio tradicional, os clientes mostram-se agradados com a ideia. “As pessoas entram e ficam curiosas com a montra, que tem uma girafa insuflável”, diz Guilherme Monteiro, que confessa: “Não conhecia a Ufalufa, mas a montra está incrível”.

Liliana Monteiro também desconhecia a existência da Santos & Irmãos. “Foi uma forma de conhecer uma loja diferente”, diz. “As pessoas têm muita curiosidade. Ouço-as a fazer elogios. Bem trabalhada, incluindo mais lojas, isto pode ser uma ideia bem-sucedida”, garante, acrescentando: “Pode ser uma oportunidade para criar, não só, ligações com outros comerciantes, mas também trazermos mais visibilidade às nossas lojas”.

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