
Luís Elias empossado para o 4.º mandato na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa
20/01/2025Luís Elias foi empossado para o seu quarto mandato como presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa. A cerimónia de posse, que aconteceu na passada semana, foi marcada pela renovação do compromisso de continuidade da equipa dirigente, com o foco na consolidação financeira após quatro anos de significativos investimentos em infraestruturas e equipamentos, que superaram a marca de um milhão de euros.
“Os últimos dois mandatos foram marcados por grandes investimentos em viaturas e obras. Este ano, não prevemos grandes investimentos, mas continuaremos a suprir as necessidades identificadas pela área operacional, como a substituição de duas ambulâncias de socorro, devido ao novo acordo com o INEM, que estabelece um limite de seis anos para estes veículos”, afirmou o presidente reeleito.
Além da gestão operacional, Luís Elias apontou um dos principais desafios da Associação: a abertura da nova creche. A obra, que está concluída e equipada desde outubro de 2024, ainda aguarda a autorização da Segurança Social para iniciar a atividade. O presidente expressou a frustração pela demora e a situação difícil enfrentada pela instituição: “É confrangedor estarmos em janeiro de 2025 e continuarmos sem notícias da abertura. Já contratualizámos pessoal e estamos a suportar encargos sem ter receitas. Esta valência é prioritária para garantir a sustentabilidade da instituição”, sublinhou.
Em sua intervenção, Luís Elias também abordou a necessidade urgente de uma carreira para os bombeiros e uma revisão na lei do financiamento para evitar o encerramento de associações em dificuldades financeiras. “A situação financeira dos bombeiros na Trofa é estável, mas essa não é a realidade de muitas associações no país. Temos associações com dívidas de centenas de milhares de euros”, alertou.
O presidente destacou ainda os ganhos alcançados nas negociações com o Ministério da Saúde, como o aumento do subsídio fixo mensal para os bombeiros, que passou de 3300 euros para 8760 euros em 2025.
Estrutura da Associação
Nos órgãos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa, António Sousa mantém-se como presidente da assembleia-geral e José Reis como presidente do conselho fiscal.
O foco da nova direção será garantir a continuidade das operações, a manutenção da estabilidade financeira e o cumprimento dos compromissos assumidos com a comunidade e com os bombeiros da Trofa.
Foto: DR