Lula da Silva e António Costa reuniram-se em Matosinhos com 200 empresários
Lula da Silva e António Costa reuniram-se em Matosinhos com 200 empresários

Lula da Silva e António Costa reuniram-se em Matosinhos com 200 empresários

Partilhar:

Lula da Silva esteve esta manhã no Porto, no Fórum Portugal- Brasil que contou com cerca de 200 empresários. É o terceiro dia de visita oficial do Presidente brasileiro.

Lula da Silva aterrou antes das 09:30 horas, mas apenas se viu a caravana a passar.

Em Matosinhos, apoiantes do Presidente do Brasil esperavam na rua, mas também só viram os carros, porque o Presidente brasileiro haveria de aparecer apenas dentro do edifício do CEiiA, quando o elevador abriu portas.

As portas que se abrem do elevador podem ser uma analogia para as portas que Lula da Silva tanto quer abrir em Portugal.

E em termos de parcerias, o Presidente brasileiro destacou aquela com Portugal, apelando ao investimento de empresários portugueses.

“A parceria Brasil e Portugal é importante porque sempre se tratou Portugal como um país pequeno. Mas, nada melhor do que estabelecer uma relação com Portugal e, daqui de Portugal, se produzir produtos juntos e exporta-los para países europeus porque é muito mais fácil e simples”, frisou.

Neste momento, sublinhou, o Brasil está a recuperar todas as políticas que nos últimos anos foram “desmontadas”, nomeadamente as de inclusão social.

António Costa quer, também, melhorar a posição de Portugal em território brasileiro: entre tecnologia e parcerias, há tempo para olhar para a história recente do Brasil, mas o Presidente é atento também à política interna portuguesa.

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou esta segunda-feira que as relações comerciais entre Portugal e o Brasil têm “espaço para crescer”, defendendo também que o investimento nacional naquele país, que atualmente se situa no 18.º lugar, “tem de subir”.

Lula da Silva e António Costa regressaram depois a Alverca a bordo do KC390, o primeiro avião ao serviço da Força Aérea portuguesa, que foi comprado à empresa brasileira Embraer e que tem componentes desenvolvidas no CEiiA, em Matosinhos.

Antes da sua despedida, o Presidente do Brasil, Lula da Silva, condecorou o primeiro-ministro português, António Costa, com a Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco.

Fotos: Francisco Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *