(Texto de Mariana Oliveira)
A Casa do Alto completou, na passada quarta-feira, dia 23 de novembro, 25 anos de atividade.
O Complexo Municipal da Casa do Alto, localizado em Pedrouços, na Maia, contém um Infantário e Creche Pré-escolar, um Centro de Juventude e um Centro de Dia. Hernâni Ribeiro, Vereador do Pelouro da Juventude, explicou, à Rádio Metropolitana Porto, que a convivência entre as três gerações resulta de forma positiva.
“Funciona muito bem, porque este contacto, especialmente entre os mais novos e os mais velhos, a contarem como era no tempo deles, as tradições, faz com que os miúdos fiquem curiosos e que haja aqui uma troca de experiências”, enalteceu o Vereador.
A cerimónia teve direito à inauguração de uma exposição fotográfica acerca do último ano vivido na Casa do Alto. A acompanhar a sessão estiveram duas jovens violinistas maiatas a tocar, Mariana e Matilda.
Susana Esteves, coordenadora do Infantário e da Creche Pré-Escolar de Pedrouços, esclareceu a origem do nome.
“Chama-se Casa do Alto, porque era uma casa que ficava num alto e o Manuel do Alto e a Florinda do Alto eram os lavradores aqui da casa e por isso, ficou conhecida por Casa do Alto, em vez de Quinta de Cutamas”, sustentou a Coordenadora.
Susana Esteves e Marina Martins, coordenadora do Centro de Dia, fazem parte do Complexo Municipal desde 1998, há 24 anos.
Isabel Carvalho, Presidente da Junta de Freguesia de Pedrouços, marcou também presença.
“Fui nascida e criada aqui em Pedrouços e tive sempre muita ligação com a Casa do Alto, foi sempre um espaço da minha preferência e agora como Presidente da Junta de Freguesia, tenho uma grande interação, participação e colaboração com os colegas daqui. Temos uma parceria, sempre que precisamos de alguma coisa, é-nos cedido”, afirmou a Presidente da Junta de Freguesia de Pedrouços.
Hernâni Ribeiro prevê um futuro positivo para o Complexo Municipal da Casa do Alto.
“Quanto temos uma coisa durante muitos anos deixamos de ser inovadores, de prestar tanta atenção (…) portanto, agora com os 25 anos, o que pretendemos é relançar a Casa do Alto”, alegou o Vereador do Pelouro da Juventude. Acrescentando que, uma das novidades será a inauguração da Casa do Guarda, “vamos abri-la nos próximos meses e o objetivo é dar apoio a todo o parque, porque a Casa, além do edifício, tem o parque associado”.
No final, o Vereador cortou o bolo de aniversário e cantaram-se os parabéns.