Por estes dias, passa pela cidade da Maia, na Área Metropolitana do Porto, o XVII Maia International Acro Cup, em paralelo, com o XI Maia FIG ACRO World Cup.
São 88 delegações, cerca de 56 países e estarão representados num total de 1800 atletas, entre os quais, alguns medalhados nos últimos Campeonatos do Mundo e da Europa, foram recebidos no Salão Nobre da autarquia maiata, em sessão de boas-vindas.
Coube ao Acro Clube da Maia em parceria com a Câmara Municipal da Maia, a Federação de Ginástica de Portugal e a Federação Internacional de Ginástica a organização do evento.
Para Hernâni Ribeiro, Vereador do Desporto da Câmara Municipal da Maia, “este tipo de eventos são muito importantes para o concelho, porque nos permite promover, não só o desporto e as suas modalidades, mas também o centro de alto rendimento ento situado na Maia, e ainda a economia local”, referiu. O autarca maiato defendeu ainda: “Somos um concelho amigo do desporto, porque temos uma política de envolvimento muito forte que vai desde apoio às colectividades locais, até à organização deste tipo de eventos internacionais”, conclui.
Já Manuel Barros, Presidente do Acro Clube da Maia, explicou em declarações à Rádio Metropolitana Porto, as razões da importância na organização deste evento.”No seu conjunto representam o maior torneio gímnico jamais realizado em Portugal e a maior prova de ginástica acrobática alguma vez realizada a nível mundial. Estarão em competição mais de 1.600 ginastas de 26 países, com destaque para a presença de vários campeões do mundo e da Europa”.
Este é o único evento a receber a Taça do Mundo há 11 anos consecutivos: “É sinónimo da excelente organização. Somos a única cidade e a única organização no mundo que recebeu, de forma consecutiva, de 11 etapas”, destacou o mesmo dirigente.
O XVII Maia International Acro Cup e o XI Maia FIG ACRO World Cup, decorrem até ao próximo domingo (12), no complexo Municipal de Ginástica da Maia e onde a Rádio Metropolitana Porto estará a acompanhar.