Maia inaugura Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola
Maia inaugura Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola

Maia inaugura Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola

Partilhar:

Texto escrito por Tiago Vasques Ribeiro

O Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, e o presidente da Câmara da Maia, Silva Tiago, inauguraram, esta sexta-feira (27 de maio), a placa de atribuição do estatuto Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), na Escola Secundária do Castelo da Maia.

Numa cerimónia que contou com a presença do presidente do Instituto do Desporto e Juventude, Vítor Pataco, do coordenador nacional das UAARE, Victor Pardal, e da aluna-atleta Ana Rita Teixeira, do Acro Clube da Maia, atual campeã do mundo de ginástica acrobática em exercício combinado.

A comitiva visitou a sala de estudo “Aprender +”, tendo sido ressalvado pelo presidente que o projeto se enquadra nas perspetivas do Município. “Sinto-me muito feliz em estar aqui a materializar o funcionamento formal desta unidade de apoio ao alto rendimento, que é só para alguns, porque por razões conhecidas precisam de apoio para acompanhar o ritmo de estudo dos restantes colegas”, afirmou Silva Tiago.

O projeto “consegue dar ganhos ao desporto porque os atletas melhoram o seu desempenho e geram melhor resultados para a sua modalidade e estes atletas têm conseguido grandes resultados para o desporto nacional e é um sucesso na escola porque o projeto dá outro tipo de proteção aos alunos e permite-lhes ter um aproveitamento, também na escola, de alto rendimento”, acrescentou ainda o secretário de Estado.

A UAARE do Castelo da Maia integra agora a Rede Nacional que inclui 19 Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, apoiando mais de 600 alunos-atletas de 43 modalidades desportivas. No Agrupamento de Escolas do Castelo da Maia estudam 25 atletas federados de nove modalidades, tais como ginástica acrobática e de trampolins, voleibol, andebol, natação, ténis e patinagem artística.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.