A décima edição da prova Bombeiro de Ferro, uma organização da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto que conta com a presença de corporações de todo o país, vai decorrer na Maia, no próximo fim de semana. São esperados mais de 200 participantes, numa competição de grande exigência em termos físicos.
Depois de ter decorrido na Ribeira do Porto, nos primeiros anos, e de ter sido acolhida em Paredes e na Póvoa de Varzim, nas duas últimas edições, a iniciativa continua a ser descentralizada e desta vez vai ter lugar no átrio exterior da Câmara da Maia e também na Torre do Lidador. São quatro as provas a disputar, nas vertentes individual e por equipas.
Força, rapidez, destreza e resistência física são os requisitos necessários para cumprir cada uma das etapas, que incluem, entre outras demonstrações, corrida de mangueiras, percurso de obstáculos, transporte de bidões de espumífero, transporte de manequim com 80 quilos ou, ainda, a subida dos 21 andares da torre. Tudo para mostrar ao público algumas das tarefas mais complicadas e exigentes dos bombeiros portugueses.
Em termos individuais, estão inscritos 89 bombeiros, sendo 27 as inscrições por equipas, o que faz com que o número total de operacionais envolvidos ultrapasse as duas centenas, como tem sido hábito.
A iniciativa Bombeiro de Ferro conta com a participação de 37 corporações. As provas começam às 10 horas em ambos os dias e prolongam-se até ao final da tarde.