De 18 a 27 de agosto, a Agrival está de volta ao Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel. Esta é a 42ª edição de um certame com mais de 350 expositores, quase todos repetentes, por não abdicarem de estar presentes e de promoverem os seus serviços e produtos, nesta que é a maior feira agrícola do norte e centro de Portugal.
Por estes dias, a Agrival torna-se o foco de Penafiel e de toda a região do Vale do Sousa e assume-se já como um marco de final verão no calendário.
Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “A Agrival são as pessoas. As pessoas que, ano após ano, trabalham para corresponder às expectativas elevadas, e as pessoas, os milhares de pessoas, que nos visitam. São 10 dias felizes. Há, nos nossos concidadãos, um sentimento de pertença, de orgulho. É um grande evento e é nosso. A Agrival é única e especial por tudo, mas, sobretudo, por isto: por ser lugar de encontros e reencontros, de criação de histórias e memórias.”
Numa área de mais de 25.000 m2, há espaço para a vertente mais tradicional, como a agricultura, o gado e o artesanato, mas também para outros setores de negócio, como a maquinaria, a agroindústria, o comércio automóvel e imobiliário, gastronomia, novas tecnologias, artesanato, têxtil, entre outros.
Além disto, a forte componente cultural e musical que a Agrival proporciona é sempre uma das grandes atrações e que leva ao recinto milhares e milhares de pessoas diariamente. Este ano, com um cartaz de excelência, vão subir ao palco principal artistas de renome nacional, como o Plutónio, Os Quatro e Meia, The Gift, Ivandro, Bispo, Nuno Ribeiro, Aurea, Nininho Vaz Maia e Fernando Daniel.
No último dia e como já é hábito, ficaremos a conhecer a Miss Agrival 2023.
Por outro lado, pelo palco “tradições” vão passar os concursos tradicionais de gastronomia da cebola, melão casca de carvalho, pão de ló e broa de milho, e os espectáculos e performances das “gentes da nossa terra”, como grupos etnográficos, escolas de dança, ginásios, entre outros. Como não poderia deixar de ser, as noites mais quentes do verão vão ser animadas por diversos DJ’s, são eles o Miguel Tika, o MarcosZ, o Cancela, Angry Brothers, Bruno R, Zanova, Pedro Simões (RFM), o Berto Boss e o Odnan.
Durante os 10 dias, e, para além da vertente expositiva e de animação, os milhares de visitantes têm ainda à disposição a Mostra de Gastronomia Nacional, que reúne restaurantes da região e de várias zonas do país e possibilita a degustação de iguarias deliciosas e bem portuguesas.
Destaque ainda para a entrada gratuita das famílias numerosas (com três ou mais filhos) mediante apresentação do Cartão Municipal de Família Numerosa, dos bombeiros voluntários e dos idosos das IPSS´s do concelho.
A Feira Agrícola do Vale do Sousa teve a sua primeira edição em 1980, num modelo muito reduzido comparado com o atual, com a promoção exclusiva do setor agrícola e pecuário do Vale do Sousa. Ao longo dos anos, a Agrival foi sofrendo transformações, qualitativas e quantitativas, que a tornam hoje na maior feira agrícola do norte e centro de Portugal. Com centenas de expositores e milhares de visitantes, é um certame auto sustentável, com um cariz transversal, que atrai pessoas de todas as idades e gostos, sobretudo, devido à aposta na componente de animação e lazer que proporciona aos seus visitantes.