
Mais de 40 jovens transplantados renais recebem acompanhamento na ULS Santa Maria
13/03/2025Mais de 40 jovens que receberam transplantes renais estão sob acompanhamento da Unidade Local de Saúde (ULS) de Santa Maria, em Lisboa. A equipa multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, uma nutricionista e uma psicóloga, trabalha para prevenir complicações de saúde e melhorar a qualidade de vida destes pacientes.
A ULS de Santa Maria, que integra o Hospital de Santa Maria, destaca, numa nota divulgada a propósito do Dia Mundial do Rim, celebrado hoje, o facto de ter sido pioneira na criação da Unidade Clínica do Jovem Adulto Transplantado Renal. Esta unidade acompanha mais de 40 jovens transplantados renais, com idades entre os 18 e os 25 anos.
O comunicado sublinha que o não cumprimento do tratamento é mais comum nesta faixa etária, representando um risco sério de perda da função renal, regresso à diálise e aumento dos custos para o sistema de saúde.
O acompanhamento especializado procura incentivar a prevenção de complicações, promover a adesão ao tratamento e, assim, contribuir para a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos jovens, ajudando a prolongar a duração do rim transplantado.
De acordo com a ULS de Santa Maria, a Unidade Clínica do Jovem Adulto Transplantado Renal foca-se ainda em promover a autonomia dos pacientes, incentivar o autocuidado, adotar hábitos saudáveis, gerir emoções e garantir apoio social. Tudo isto tendo em conta os desafios próprios desta etapa da vida, como questões relacionadas com a autoestima e a imagem corporal.
Foto: Michelle Rose
Notícia reproduzida por: Carolina Barroso