A proposta de Orçamento do Estado será aprovada esta quinta-feira na generalidade, graças à abstenção do Partido Socialista. Os partidos da Aliança Democrática, PSD e CDS-PP, votarão a favor, enquanto os restantes partidos com representação parlamentar votarão contra.
A votação está agendada para a tarde, mas os trabalhos no hemiciclo iniciam-se às 9h00 e prolongar-se-ão ao longo do dia. No primeiro dia de debate, o primeiro-ministro Luís Montenegro destacou que “há vida para além do excedente orçamental”, apelando à oposição para não desvirtuar a proposta de Orçamento do Estado durante o debate na especialidade.
Durante as discussões, a oposição à esquerda expressou descontentamento com o IRS Jovem e as alterações previstas nas leis laborais da Função Pública, enquanto a oposição à direita insistiu para que o Governo reduza o IRC em dois pontos percentuais, como consta do programa da Aliança Democrática.
Este será um passo crucial para a implementação do Orçamento, cujo desfecho marca um momento decisivo no Parlamento, onde as várias forças políticas deixam expressos os seus posicionamentos em relação às políticas fiscais e económicas propostas pelo Governo.
Foto: DR