Marcelo Rebelo de Sousa é recebido por Lula da Silva em Brasília

Marcelo Rebelo de Sousa é recebido por Lula da Silva em Brasília

19/02/2025 0 Por Rmetropolitana

Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido pelo Presidente brasileiro, Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília, no âmbito da sua visita oficial ao Brasil. Durante o seu percurso na capital, o chefe de Estado português reuniu-se no Senado, na Câmara dos Deputados e no Supremo Tribunal Federal.

No final do dia, realizou-se a cerimónia de entrega do Prémio Camões 2024 à poeta brasileira Adélia Prado, que poderá ser representada por um familiar, com intervenções de Marcelo Rebelo de Sousa e de Lula da Silva. O programa de visitas culminou num banquete de Estado, oferecido pelo Presidente brasileiro, no Palácio Itamaraty.

Marcelo Rebelo de Sousa, defensor de uma “aliança fraterna” com o Brasil, encontra-se em visita ao país pela nona vez como chefe de Estado, sendo esta a segunda ocasião em que Lula da Silva assume a Presidência para um terceiro mandato ,um período que, segundo o presidente português, promete ser “promissor” para as relações bilaterais.

A visita teve início no Recife e ocorre numa data que assinala os 200 anos da assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Aliança, celebrado em agosto de 1825 e que instaurou as relações diplomáticas entre Portugal e o Brasil. Esta sequência de encontros antecede a 14.ª Cimeira Luso-Brasileira entre governos.

O Primeiro-Ministro português, Luís Montenegro, acompanhou o programa em alguns momentos chave: no dia da regressão de Marcelo Rebelo de Sousa a Portugal, Montenegro reuniu-se com Lula da Silva, durante a cimeira, que contou com a participação de 11 dos 17 ministros do Governo PSD/CDS-PP, e, posteriormente, deslocou-se para São Paulo, onde participou num fórum económico.

Esta visita, que segue o mesmo modelo de eventos realizados há dois anos, reforça os laços de cooperação entre as duas nações, continuando uma tradição que inclui encontros anteriores, como a receção de Lula da Silva no Palácio de Belém, em Lisboa, e a presença do Presidente português na posse presidencial em Brasília.

Foto: Pedro Nunes / reuters

Noticia reproduzida por: Carolina Barroso