Marco Martins é Oficializado Presidente da Transportes Metropolitanos do Porto
Marco Martins é Oficializado Presidente da Transportes Metropolitanos do Porto

Marco Martins é Oficializado Presidente da Transportes Metropolitanos do Porto

Partilhar:

O presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, foi eleito por unanimidade como presidente da nova empresa Transportes Metropolitanos do Porto (TMP). A decisão foi tomada na reunião do Conselho Metropolitano realizada na última sexta-feira, onde Martins recebeu 12 votos dos 12 autarcas presentes.

Na sequência da votação, Martins expressou seu agradecimento pelo “voto de confiança” e comentou sobre o “processo muito lento, muito demorado” que levou à formação da TMP. A nova empresa será responsável pela gestão dos contratos da rede Unir, da bilhética do Andante e manterá as competências atuais da Área Metropolitana do Porto (AMP) em mobilidade.

“Temos de recuperar a operação e a confiança dos cidadãos da Área Metropolitana”, afirmou Martins, reconhecendo a contribuição de figuras como Avelino Oliveira, Cristina Pimentel e Sara Lobão, que ajudaram na elaboração do processo do concurso público de transportes.

O novo presidente também destacou a importância de “arregaçar mangas” e colocar “mãos ao trabalho”, referindo-se ao desafio atual como “o maior ‘incêndio’ dos últimos tempos” na área de transportes. Com um tom de ironia, mencionou que sua experiência como bombeiro e comissário distrital da Proteção Civil será útil para “apagar” essa situação.

Durante a reunião, foi formalizado o mandato para indicar Carla Vale e Luís Osório como vogais da TMP. De acordo com os documentos acessados, o presidente da mesa da assembleia-geral será indicado pelo município do Porto, enquanto o vice-presidente será escolhido pela AMP, sendo Ariana Pinho a primeira-secretária da Comissão Executiva. O secretário da mesa será indicado pela Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) e alternará com uma indicação pela Metro do Porto.

Uma comissão instaladora da TMP, liderada por Marco Martins, será criada até o final do ano. O novo presidente, do Partido Socialista, está no último mandato como autarca de Gondomar, cargo que ocupa desde 2013.

A criação da TMP, discutida desde 2020 e aprovada em novembro de 2023, é um passo importante para a organização do sistema de transportes na área metropolitana, que contará com cerca de 60 trabalhadores, incluindo três administradores. A TMP integrará as operações do TIP – Transportes Intermodais do Porto e terá um capital social de dois milhões de euros, integralmente subscrito pela AMP e repartido entre os 17 municípios da região.

Foto: DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *