Já falta pouco para que as ruas de Matosinhos se encham da “magia” do Natal. A partir do dia 22 de novembro, a cidade será iluminada com um total de 16 quilómetros de luzes, espalhadas por todas as freguesias do concelho, criando um ambiente festivo que promete encantar residentes e visitantes.
De acordo com o Jornal de Notícias, a Câmara Municipal de Matosinhos investiu 299.000 euros neste projeto, o que representa um aumento de 7,5% em relação ao valor investido no ano anterior. O projeto de iluminação contará com 88 locais iluminados, abrangendo desde 278 árvores com luzes a ruas, mercados, praças, jardins e igrejas. Ao todo, serão utilizadas 1.611.170 lâmpadas LED de baixo consumo energético, distribuídas pelos diversos pontos do concelho.
A decoração natalícia de Matosinhos será composta por 1.527 peças de iluminação, com um total de 15.332 elementos luminotécnicos. Além disso, a marca da autarquia será destacada por 62 pontos luminotécnicos que irão identificar o município.
Uma das inovações deste ano será a colocação de sensores de movimento nas luzes, que fazem com que as iluminações se acendam automaticamente quando detectam a presença de pessoas, acompanhadas de animações, aumentando a interação com o público.
Um dos pontos de destaque será a famosa “Rotunda da Anémona”, que receberá uma iluminação especial, criando efeitos cintilantes e deslumbrantes, como revela a Câmara Municipal de Matosinhos.
A magia do Natal em Matosinhos será oficialmente inaugurada na próxima sexta-feira, dia 22 de novembro, e as luzes ficarão acesas até o dia 7 de janeiro de 2025. A exceção será São Mamede de Infesta, que fará a inauguração da sua iluminação no dia 1 de dezembro.
Fotografia: CM Matosinhos