Matosinhos realiza uma nova iniciativa com o nome “silent party”
Matosinhos realiza uma nova iniciativa com o nome “silent party”

Matosinhos realiza uma nova iniciativa com o nome “silent party”

Partilhar:

Texto escrito por Gabriela Teixeira

A primeira “Matosinhos Silent Party” tem início no dia 27 de maio, próxima sexta-feira, entre as 18h00 e as 22h00, no jardim Basílio Teles, mesmo em frente à Câmara Municipal. Esta iniciativa consiste em ouvir música e dançar na pista de dança ao ar livre, com headphones entregues à entrada.

DJs ao vivo, oferta de bebidas saudáveis para quem quiser repor energias e muita diversão são os ingredientes que ajudarão a tornar esta festa ainda mais memorável. Um momento destinado a pessoas de todas as idades que promete muita dança, música, convívio e boa disposição. A entrada é gratuita.

A iniciativa a que se deu o nome de “Matosinhos Silent Party” está inserida no projeto “Ativa’mente”, um programa de saúde mental levado a cabo pela Câmara Municipal desde março deste ano que tem como objetivos o aumento da literacia em saúde mental, a redução do estigma associado à saúde mental e a promoção da adoção de estilos de vida saudáveis.

É importante salientar que Portugal é um dos países com mais elevada prevalência de doenças psiquiátricas da Europa. Mais de um quinto dos portugueses sofre de uma perturbação psiquiátrica (22,9%).

Com objetivo de alterar estes números, o Perfil de Saúde de Matosinhos e o Plano Municipal de Saúde de Matosinhos (2019-2021), desenvolvidos em parceria com a Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), determinaram a saúde mental como uma área prioritária de intervenção, apontando a prevenção como estratégia principal de atuação.

Ao longo deste ano, ao abrigo do programa “Ativa’mente”, cada mês será dedicado a uma temática, como o sono, a ansiedade, a perturbação bipolar, o abuso de substâncias, a perturbação obsessiva compulsiva, o burn-out, a esquizofrenia e os estilos de vida saudáveis.

O mês de maio é o mês dedicado à Ansiedade onde têm sido explorados os benefícios que a dança e a música têm nesta temática. É necessário estarmos sensibilizados para um tema que está tão presente nos dias de hoje e, mais do que nunca, normalizar a saúde mental como algo prioritário na vida de cada um de nós.

O projeto “Ativa’mente” pode ser acompanhado através das páginas https://www.facebook.com/ativamente.matosinhos/?ref=page_internal e https://www.instagram.com/ativamente.matosinhos/ 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.