Matosinhos tem mais de 42 milhões de euros já aprovados em candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a chamada ‘Bazuca Europeia’, indica o município. A maior fatia será investida em habitação.
Segundo a Câmara de Matosinhos, “vão nascer mais 260 fogos, que serão construídos ou reabilitados, e que já receberam luz verde para avançar”, num investimento superior a 37 milhões de euros, originários na maioria da candidatura a fundos do PRR e com o financiamento restante do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).
No âmbito do programa ‘1º Direito’, serão criados 105 novos fogos em dois edifícios devolutos, em S. Mamede de Infesta, cujo concurso da empreitada “será lançado ainda este ano”. Também 119 novos fogos serão construídos no bairro de S. Gens, em Custóias. “Os primeiros 37 de 400 fogos municipais devolutos em vários conjuntos habitacionais do concelho serão reabilitados para novos realojamentos ao abrigo do regime de arrendamento apoiado”, sendo que as empreitadas terão que estar concluídas até ao final de 2026.
Para apoio a instituições de solidariedade social será entregue 1,2 milhões de euros do PRR, indica a autarquia. Permitirá a criação de 120 novas vagas em equipamentos sociais das áreas da terceira idade e deficiência. A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos construirá um lar de idosos para acolher 60 pessoas, num terreno cedido pela autarquia, em frente à Escola Básica de Matosinhos, com financiamento de cerca de 2,2 milhões de euros.
A Associação de Apoio à Juventude Deficiente (AAJUDE) construirá um lar residencial para 30 pessoas e criará 30 novas vagas no Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, na Escola EB1/JI da Portela, cedida por 25 anos, com mais de 1,5 milhões de euros do PRR.
Já no âmbito do Programa Integrado de Apoio às Comunidades Desfavorecidas, foram submetidas 20 candidaturas ao PRR, sendo que cinco estão já aprovadas, com um financiamento de 2,6 milhões de euros. As restantes 15 estão a aguardar resposta, num montante de 6,9 milhões de euros.