A Metro do Porto lançou, esta sexta-feira, um Concurso Público Internacional para a execução de anteprojetos e desenvolvimento dos estudos de impacto ambiental de quatro novas linhas. Em causa estão os traçados Gondomar II (Dragão – Souto), ISMAI – Muro – Trofa (Paradela), Maia II (Roberto Frias – Parque Maia – Aeroporto) e São Mamede (IPO – Estádio do Mar). Reivindicações antigas, com vista à melhoria da mobilidade na Área Metropolitana do Porto (AMP).
Prevista no plano de expansão da Metro de 2008, a linha de São Mamede de Infesta não se materializou, tendo sempre permanecido o desejo da sua implementação, que agora conhecerá a luz do dia, apresentando uma extensão de 6,55 km, dividida por oito estações.
O novo traçado apresenta uma enorme importância ao fechar o anel de ligação com a linha amarela, através da ligação com o IPO, estando previstos pontos de paragem no ISCAP, S. Mamede de Infesta Pedra Verde, Elaine Sanceau, Xanana Gusmão, S. Gens, Senhora da Hora II, que será dotada de uma estação intermodal subterrânea, entroncando, posteriormente, na linha azul na Estação do Mar.