Mau tempo destrói passadiços  junto à ribeira de Silvares em Vila do Conde
Mau tempo destrói passadiços junto à ribeira de Silvares em Vila do Conde

Mau tempo destrói passadiços junto à ribeira de Silvares em Vila do Conde

Partilhar:

Na zona junto à foz da ribeira de Silvares, em Mindelo, no concelho de Vila do Conde, o mar galgou a duna e deixou o passadiço, por agora, intransitável.

O aumento de caudal na ribeira de Silvares, nos últimos dias e a força do mar destruíram os passadiços de madeira na Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM).

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vitor Costa, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) tem já, em colaboração com a Câmara, prevista a relocalização dos passadiços, numa obra orçada em 800 mil euros, que arrancará, diz o edil, “muito em breve”.

O autarca não tem dúvidas. Foram os cursos de água – os rios Ave, Este e Onda e as ribeiras da Varziela e de Silvares – os que maiores estragam causaram com o mau tempo dos últimos dias. Vítor Costa diz que há “largas centenas de milhares de euros de prejuízos”, sobretudo provocados por galgamentos, pequenos aluimentos e danos na rede viária.

A Proteção Civil, os bombeiros e os serviços municipais estão no terreno, mas o edil pede alguma paciência às populações e lembra “as reparações não podem ser feitas todas no mesmo dia”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *