Texto escrito por Tiago Vasques Ribeiro
A GNR deu início, durante a manhã desta segunda-feira (30 de maio), a uma megaoperação nos distritos do Porto, Braga e Aveiro, que envolveu cerca de 300 operacionais, para desmantelar uma rede pelos crimes de furto, furto qualificado, roubo, sequestro, extorsão, posse de armas proibidas, tráfico de armas, tráfico de droga, burla e associação criminosa.
No decorrer das diligências policiais, foram realizadas 12 detenções, no entanto a operação ainda se encontra a decorrer nos concelhos de Matosinhos, Santo Tirso, Valongo, Trofa, Ermesinde, Famalicão, Barcelos, Braga, Guimarães e Oliveira de Azeméis, com 56 buscas domiciliárias, sete em viaturas e estabelecimentos e sete mandados de detenção.
Segundo apurou o Jornal de Notícias, a rede criminosa visada, suspeita de, pelo menos, 60 crimes, é a mesma que, no passado dia 12, realizou um assalto violento, com sequestro das vítimas, numa habitação em Vila das Aves, no concelho de Santo Tirso. Três indivíduos encapuzados e armados entraram na residência e sequestraram pai e filho. Amarraram o primeiro, com cerca de 90 anos, e agrediram o segundo. Conseguiram roubar perto de 10 mil euros em dinheiro.