Mercado de Matosinhos assinala o seu 70º aniversário
Mercado de Matosinhos assinala o seu 70º aniversário

Mercado de Matosinhos assinala o seu 70º aniversário

Partilhar:

Texto escrito por Gabriela Teixeira

De forma a marcar esta data, a Câmara Municipal de Matosinhos apresenta um programa que irá comemorar as suas 7 décadas de vida, durante 7 meses, decorrendo de 27 de maio a 27 de dezembro.

O programa de celebração dos 70 anos do Mercado de Matosinhos destina-se a clientes atuais e potenciais, mas também aos operadores, convocando-os para fazer parte ativa deste “também seu” aniversário. A programação assentará em 7 pilares – Gentes, Natureza, Gastronomia, Arte, Ofícios, Vida saudável e Comunidade.

No dia de hoje, dia 27 de maio, vai ser criado um novo mural de ilustração com curadoria de Adélia Carvalho e ilustração de Cátia Vidinhas e no dia seguinte será apresentado um tema original de homenagem às gentes do Mercado e ao mar. O tema será apresentado no concerto “Sete”, criado por Saphir Cristal, e que irá propor um passeio musical pelas sete décadas de vida do Mercado, com interpretação de 7 músicas, uma por cada década, sendo a última o tema original do Mercado.

No dia 28 de maio (sábado), vai iniciar-se uma residência artística com o ativista “Xico Gaivota” da qual resultará uma instalação desenvolvida em conjunto com operadores e clientes que será inaugurada no dia 8 de junho, Dia Mundial do Oceanos, passando a ser mais um ponto na história do Mercado.

Integrados no evento-movimento “Se eu fosse mar”, cuja programação se cruza com esta celebração, decorrerão ainda mais duas iniciativas, tendo como principal preocupação a preservação do meio ambiente e a importância da adoção das boas práticas propostas pela Economia Circular no dia a dia. A primeira edição do Mercado Circular decorrerá entre 27 e 28 de maio e a Conversa Salgada, a 8 de junho.

O aniversário do Mercado associar-se-á também ao Dia da Criança, com o início da residência artística do artesão Simão Bolivar, “Mercado de Brincar”, que durante os meses de junho e julho irá criar um brinquedo inspirado no dia do Mercado de Matosinhos.

No final de julho será inaugurada a exposição “Rostos do Mercado”, que ocupará o espaço público da envolvente exterior do Mercado de Matosinhos e na qual serão homenageados os atuais operadores do Mercado.

As iniciativas agendadas para o final de julho têm como objetivo destacar de forma especial e oficial a data em que o Mercado de Matosinhos abriu as portas ao público, ou seja, dia 1 de agosto de 1952, a par da data de inauguração do Mercado que marca o início deste programa de celebração.

PROGRAMAÇÃO / MAIO E JUNHO’2022

• 27 de maio / Mural de Ilustração “Todos ao Mercado”.

• 27 e 28 de maio / Mercado Circular (“Se eu fosse Mar”).

• 27 de maio a 7 de junho / Residência artística Xico Gaivota (“Se eu Fosse Mar”)

• 28 de maio / 11:30 / Concerto “Sete”
Concerto com Saphir Cristal, Celso Miguel, Sérgio Marques, Jade Tavares e a participação especial de Sofia Silva.

• 1 de junho a 31 e julho / Residência Artística “Mercado de Brincar”
Residência artística com o artesão Simão Bolivar.

• 8 de junho / Dia Mundial dos Oceanos

– 8 de junho / Inauguração da instalação artística de Xico Gaivota (“Se eu fosse Mar”)

– O Lançamento de videoclip da música original do Mercado Municipal de Matosinhos nas redes sociais dos Mercados Municipais.

PRÓXIMAS INICIATIVAS (final do mês de julho): Exposição “Rostos do Mercado”; Caderneta “Rostos dos Mercados”; Inauguração do Brinquedo desenvolvido no âmbito da Residência artística de Simão Bolivar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.