Após a excelência do projeto ter sido destacada a nível europeu, o Mercado do Bolhão é agora reconhecido como um dos mais impressionantes do mundo.
A requalificação de um dos locais mais icônicos na cidade do Porto impressionou o júri dos Prêmios de Excelência, que premiaram os “seis projetos mais notáveis do mundo”.
A autarquia do Porto explicou através do seu site oficial que o júri do Urban Land Institute procura ““reconhecer e recompensar a excelência nas práticas de uso do solo, nos setores privado, público e sem fins lucrativos” desde 1979.
Os projetos foram submitidos a uma avaliação através de um júri, composto por especialistas em propriedades e planeamento do uso do solo, abrangendo áreas como desenvolvimento, finanças, planeamento urbano, arquitetura e paisagismo.
Além do Mercado do Bolhão, também foram reconhecidos a Aurora Bridge Bioswales, nos Estados Unidos, o edifício canadiano Ironworks, a Universidade Nacional de Singapura, os edifícios de habitação acessível Nightingale Village, na Austrália, e as infraestruturas escolares “Scholen van Morgen”, na Flandres, Bélgica.