Esta quinta-feira (20) a depressão Armand continuou a exercer influência sobre o estado do tempo em Portugal continental. Além dos períodos de chuva ou aguaceiros, e das fortes rajadas do vento, que foi soprando de Sul/Sudoeste durante todo o dia, o tempo manteve-se fresco na generalidade do território nacional.
Nos próximos dias haverá mais episódios de precipitação forte, não só devido à depressão Armand, cujas frentes ainda deixarão alguma chuva e intensas rajadas de vento (de até 55 km/h) na sexta-feira (21) em Portugal e Espanha, como também à chegada de outra depressão atlântica que nascerá subitamente durante o fim de semana.
É graças a uma nova depressão atlântica que Portugal continental registará mais chuva durante o fim de semana, algo que será reforçado por um rio atmosférico carregado de humidade. A massa de ar quente e húmido, com elevado conteúdo de vapor de água (rio atmosférico), aliado à chegada da dita depressão, contribuirá para o reforço da chuva nalgumas regiões do país.
Tudo isto terá ainda mais impacto devido ao papel de relevo assumido pelos ventos ábregos (Sul/Sudoeste) nesta equação atmosférica: este fluxo meridional será o responsável por estimular a ocorrência do tempo húmido, tempestuoso e fresco.