A Metro do Porto divulgou esta sexta-feira novas imagens das obras da futura Linha Rosa, destacando o avanço na construção do túnel que ligará a Casa da Música à estação da Galiza. Segundo a empresa, faltam apenas 250 metros para concluir a escavação do túnel entre estes pontos.
No início de agosto, a Metro do Porto já havia finalizado o túnel entre as futuras estações Galiza e Hospital Santo António, com apenas um furo restante para completar as galerias da Linha Rosa. A abertura ao público está prevista para julho de 2025. Tiago Braga, presidente da Metro do Porto, afirmou que a conclusão do varamento de um túnel é um marco significativo, pois indica o progresso estrutural do projeto.
Em maio, foi concluída a escavação do túnel entre a estação Hospital Santo António e São Bento. Braga confirmou que a finalização do troço restante, entre a Galiza e a Casa da Música, deverá ocorrer até ao final do ano ou em janeiro.
A Metro do Porto está a coordenar a construção com a instalação dos equipamentos eletromecânicos, como carris e postes de catenária, simultaneamente à escavação dos restantes 200 metros do túnel. As estações da Liberdade e da Galiza já estão a receber as salas técnicas para esses equipamentos.
A secretária de Estado destacou a importância da Linha Rosa para melhorar a mobilidade no Porto e aumentar a quota modal do transporte público, que atualmente está em 14%, em comparação com 17% em 2011.
Com um custo total de 304,7 milhões de euros, a Linha Rosa ligará as estações Casa da Música e São Bento, passando por Hospital de Santo António e Praça da Galiza.
Foto: Metro do Porto