O Metro do Porto vai ter 18 novas carruagens equipadas com sistema de sinalização que possibilita a supervisão da velocidade e condução semi-automática.
Com um investimento de 4,5 milhões de euros, as novas composições foram fabricadas na China e entram em fase de testes no final do próximo ano.
O sistema, baseado na tecnologia CityFlo, inclui balizas colocadas ao longo da via que enviam informações para os comboios, permitindo uma supervisão continua da velocidade.
“Com o fornecimento do sistema CityFlo ao Metro do Porto, estamos a potenciar a modernização e segurança da linha e das composições, ao mesmo tempo que facilitamos a transição para uma mobilidade mais sustentável”, afirma David Torres Managing Director da Alstom Portugal.
Segundo a empresa, que desenvolve e comercializa soluções de mobilidade sustentável, a primeira composição dotada deste sistema ATP da Alstom entrará em circulação em fase de testes no final de 2022.
A adaptação em termos de engenharia do sistema ATP aos novos comboios compreende ainda uma série de melhorias, tais como a inclusão de ecrãs tácteis, com ganhos em termos de operacionalidade e ergonomia.