Metro em Gondomar vai custar 158 milhões de euros
Metro em Gondomar vai custar 158 milhões de euros

Metro em Gondomar vai custar 158 milhões de euros

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A linha do Metro do Porto que conectará ao centro de Gondomar irá custar 160 milhões de euros, atendendo os bairros da zona oriental do Porto e contando com a construção de um viaduto extenso de 830 metros, conforme informações obtidas pela Lusa nesta terça-feira.

A linha Dragão – Souto, cvai conter oito estações nos concelhos do Porto e de Gondomar: São Roque, Cerco, Lagarteiro, Lagoa, Valbom, Hospital Fernando Pessoa, Oliveira Martins e Souto, e já tem financiamento assegurado por fundos europeus.

Como se pode ler nos documentos do concurso público para a elaboração do projetode expansão do Metro do Porto, lançado na segunda-feira uma obra de arte, um viaduto com cerca de 830 metros de extensão, no troço Lagarteiro – Lagoa irão fazer parte desta linha com custos a rondar os 9,4 milhões de euros.

Na cidade do Porto, está planejada a integração da estação São Roque no trecho central da Alameda de Cartes e sob o viaduto da Rua de São Roque da Lameira. A estação será em trincheira, com a parte sul à vista, para assegurar uma conexão fluente com a Alameda de Cartes e com cais central, considerando os pilares do viaduto.

As estações Cerco e Lagarteiro serão construídas à superfície, seguindo ao longo da Alameda de Cartes e cruzando a autoestrada A43. A estação do Lagarteiro estará próxima ao bairro e em frente à entrada principal do Parque Oriental.

A estação Lagoa será localizada próxima ao cruzamento das ruas Luís de Camões e Capela Lagoa. A ligação a Valbom começará com um túnel mineiro até a chegada à futura estação, que estará à superfície, situada nas traseiras da Rua Professora Georgina Nuno Neves Duarte.

A partir de Valbom, o metrô seguirá em direção ao Hospital Fernando Pessoa, com a estação em trincheira, e continuará para Oliveira Martins, no centro de Gondomar, em um trecho inicialmente subterrâneo e posteriormente em superfície.

Os documentos consultados pela Lusa mencionam que a rotunda de ligação entre as ruas Cosme Ferreira Castro, José do Paço e Avenida Oliveira Martins será reformulada para garantir a passagem sob o eixo do canal do metrô.

A estação Oliveira Martins permitirá o acesso ao Pavilhão Multiusos de Gondomar. Já a última estação, Souto, será uma estação de superfície localizada no largo de Santo António, exigindo uma reformulação abrangente que incluirá um paisagismo renovado na área.

A empreitada está estimada para ter uma conclusão prevista para 2029.

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