Metrobus do Porto: Infraestruturas e Operação Serão Transferidas para o Município
Metrobus do Porto: Infraestruturas e Operação Serão Transferidas para o Município

Metrobus do Porto: Infraestruturas e Operação Serão Transferidas para o Município

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A Metro do Porto, responsável pela obra do metrobus, manterá apenas o controlo sobre as máquinas de venda de bilhetes, validadores e mupis nas estações, com a maior parte das infraestruturas e a operação a serem transferidas para o Município do Porto. Esta informação consta de um esboço do memorando de entendimento a ser assinado entre o Estado, a Metro do Porto (MdP), a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) e a Câmara do Porto, ao qual a agência Lusa teve acesso.

Segundo o documento, o direito de operação do sistema BRT (Bus Rapid Transit), conhecido como metrobus, e os veículos adquiridos pela MdP serão transferidos para o município. A STCP irá disponibilizar as suas instalações, como a antiga Estação de Recolha da Areosa, para a produção de hidrogénio, e para a instalação de painéis fotovoltaicos que irão alimentar o sistema de energia necessário à operação do metrobus.

A manutenção das infraestruturas principais, como pavimentos, sinalização e sistemas elétricos, será de responsabilidade do Município do Porto, enquanto a Metro do Porto ficará encarregada da manutenção dos sistemas de bilhética e da publicidade nas estações.

O memorando prevê ainda a preparação de um Contrato de Serviço Público para definir os termos de operação e as obrigações da STCP, bem como compensações por essas obrigações.

A Metro do Porto já anunciou a conclusão da primeira fase da obra do metrobus (Casa da Música – Império), com os acabamentos previstos para o final de setembro. Enquanto os veículos a hidrogénio não chegam, discute-se uma solução provisória entre as entidades envolvidas, que poderá passar pela utilização do canal do metrobus na Avenida da Boavista pela linha 203 até à chegada dos novos autocarros.

O serviço definitivo, que utilizará autocarros a hidrogénio, deverá fazer a ligação entre a Casa da Música e a Praça do Império em 12 minutos, com uma extensão futura até à Anémona em 17 minutos. O custo total do projeto é de 76 milhões de euros, com 29,5 milhões destinados à compra dos veículos.

Foto: Metro do Porto

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