Ministro da Saúde visita obras da Linha Amarela em Gaia
Ministro da Saúde visita obras da Linha Amarela em Gaia

Ministro da Saúde visita obras da Linha Amarela em Gaia

Partilhar:

( Texto escrito por Miguel Leonardo)

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, visitou, no último sábado, as obras de extensão da Linha Amarela do metro, que levará o transporte até ao Hospital de Gaia em 2024. Acompanhado pelos presidentes da Câmara Municipal, Eduardo Vítor Rodrigues, da Metro do Porto, Tiago Braga, e do conselho de administração do Hospital de Gaia, Rui Guimarães, o governante ficou satisfeito por ver que a obra está a progredir bem. Isso permitirá que “centenas de milhares de pessoas, utentes e profissionais, acedam ao Hospital de Gaia em muito melhores condições”, disse o ministro.

O Hospital de Gaia está atualmente “muito pressionado pela dificuldade de acesso, uma vez que as pessoas têm apenas um transporte público em autocarro ou em viatura própria”, acrescentou Pizarro. Com a chegada do metro àquela zona, as pessoas passarão a dispor de “um sistema de mobilidade moderna”, com prioridade para os peões quando o metro para à superfície.

Além disso, o ministro destacou que a construção da Linha Rosa no Porto e a extensão da Linha Amarela até Vila d’Este permitirão ligar todos os hospitais do Grande Porto pelo sistema de metro. “Já temos o Hospital de S. João e o Hospital de Matosinhos, vamos passar a ter o Hospital de Gaia e, uns meses depois, o Hospital de Santo António”, afirmou Pizarro. Durante a visita, o ministro também observou a montagem do viaduto que ligará a estação de Santo Ovídio à estação subterrânea de Manuel Leão. A operação no novo troço desta linha terá início no primeiro trimestre de 2024.

Foto: DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *