Misericórdia de Vale de Cambra apela aos corações “com Espaço para Mais”
Misericórdia de Vale de Cambra apela aos corações “com Espaço para Mais”

Misericórdia de Vale de Cambra apela aos corações “com Espaço para Mais”

Partilhar:

A Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Vale de Cambra planeia realizar, no início de fevereiro, a primeira sessão de informação e sensibilização para a nova resposta social que “abraçou”: o Acolhimento Familiar, subordinado ao le­ma “Um Coração com Espaço para Mais”.

O Acolhimento Familiar é uma medida de promoção e proteção de caráter temporário, definida pelos tribunais ou pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), que consiste na atribuição da confiança de uma criança ou jovem a uma pessoa ou família, visando a integração do protegido em meio familiar e a prestação de cuidados adequados às suas necessidades.

Em conferência de imprensa, a equipa técnica da SCM – Mariana Brandão, assistente social, Cátia Garrido, psicóloga, e a coordenadora Cristina Rocha – explicou que a nova resposta é «uma medida de promoção e proteção que visa sensibilizar famílias para acolherem, temporariamente, crianças em situação de risco». Este projeto da Segurança Social abrangerá crianças e jovens, dos zero aos 18 anos, mas, nesta fase de lançamento, a prioridade vai para crianças dos zero aos 6 anos.

As técnicas sublinharam que, nos casos encaminhados pelo tribunal, o período de acolhimento será de seis meses a um ano, com possibilidade de renovação. O objetivo será avaliar a possibilidade de um regresso da criança à família de origem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *