A Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das serras de Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG) decidiu adiar o evento inaugural de BTT dedicado exclusivamente a ebikers, que estava agendado para decorrer entre os dias 18 e 20 de outubro nos percursos da Grande Rota das Montanhas Mágicas. A decisão deve-se aos incêndios florestais que devastaram recentemente os distritos de Aveiro e Viseu, afetando a maior parte dos municípios do território, como Arouca, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra.
Os incêndios comprometeram várias etapas tanto da vertente pedestre quanto de BTT da Grande Rota das Montanhas Mágicas (GR60). Embora os danos nos trilhos e sinalética ainda não tenham sido totalmente avaliados, a ADRIMAG alerta para que os percursos, de momento, sejam evitados.
A associação, juntamente com os municípios parceiros, está a trabalhar arduamente para restaurar as áreas afetadas e permitir que, em breve, seja novamente possível desfrutar dos 280 km de trilhos da GR60. O objetivo é que a natureza se regenere e que a experiência única proporcionada pelo território volte a estar acessível aos visitantes.
Uma nova data para o evento será anunciada assim que as condições permitirem.
Foto: ADRIMAG