Em plenas comemorações dos 400 anos do Mosteiro do Divino Salvador de Moreira, a Maia celebrou na noite do passado sábado( 17de dezembro), o passado e o presente deste extraordinário monumento com um concerto sinfónico.
Sob a regência do maestro Samuel Santos o concerto ofereceu uma evocação cronológica da música salientando o papel cultural do Mosteiro ao longo dos últimos quatrocentos anos. Uma emocionante interpretação de diversos compositores que fez reviver o período barroco até aos nossos dias numa viagem imersiva pela história dos sons, da reflexão e da espiritualidade pelas vozes dos Pequenos Cantores da Maia, do Coral Vox Cantabile e pela Orquestra Sinfónica MSS Consort. Foi sem dúvida um desafio aos sentidos num elevado momento de celebração, para que assistiu a este fantástico concerto.
No programa apresentado, fez também parte a interpretação integral do conjunto de obras sinfónicas compostas expressamente pelo compositor maiato, Victor Sampaio Dias, para a comemoração dos 500 ANOS DO FORAL DA MAIA: “ABERTURA 1519”, “MAIA RURÁLIA”, “MAIA URBANITAS” E OUSAMOS SONHAR”.
Foto: DR