Um ex-motorista de 64 anos foi condenado a pagar uma multa de 900 euros após simular uma arma com a mão na direção de uma condutora enquanto conduzia na A20 – Circular Regional Interior do Porto (CRIP). O caso ocorreu em 24 de julho de 2020 e foi recentemente confirmado pelo Tribunal da Relação do Porto (TRP), que manteve a sentença da primeira instância.
O homem foi condenado por um crime de ameaça agravada a seis meses de prisão, pena que foi substituída por 180 dias de multa, calculada à taxa diária de cinco euros.
De acordo com o acórdão, o incidente ocorreu quando o arguido, que conduzia um pesado de mercadorias, mudou de faixa sem sinalizar a manobra, obrigando a condutora da viatura ao lado a buzinar. Desagradado com o gesto, o motorista reagiu simulando com a mão o formato de uma arma e apontando pela janela na direção da condutora.
A vítima, que estava grávida e acompanhada do filho menor, ficou assustada com o gesto, interpretado como uma ameaça. Temendo pela sua segurança, decidiu abandonar a autoestrada na saída mais próxima.
O tribunal considerou o gesto como um “ato compreendido por todos como uma ameaça contra a vida”, agravado pelas circunstâncias da vítima e a presença do filho. Apesar de o arguido ter recorrido da decisão inicial, o TRP confirmou a condenação e manteve o valor da multa.
O caso é mais um alerta para comportamentos perigosos e intimidatórios no trânsito, reforçando a necessidade de civilidade e respeito entre condutores.
Foto: DR