Uma mulher faleceu em Matosinhos, após uma espera de cerca de meia hora sem resposta do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Face à falta de atendimento, a vítima acabou por ligar diretamente para os bombeiros locais.
De acordo com o comandante dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos-Leça, citado pela RTP. A situação terá ocorrido na passada segunda-feira e segundo, António Amaral, “Terá havido dificuldade de a senhora ligar para o INEM antes de contactar os bombeiros”. Explica ainda que a mulher passou “perto de 30 minutos a ligar ao INEM”, sublinhando que “o desfecho podia ter sido outro”.
Em resposta, o INEM emitiu um comunicado garantindo que o tempo médio de espera no atendimento pelo CODU foi de apenas 19 segundos neste sábado, graças a medidas de contingência que incluem um “mecanismo de atendimento automático” para mitigar a sobrecarga do sistema. O instituto afirmou ainda ter reforçado as escalas durante o período diurno para melhorar a resposta.
Entretanto, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afastou a responsabilidade direta do Governo pelos problemas no INEM. Durante declarações públicas, Marcelo afirmou que o foco deve estar em solucionar as falhas de resposta que têm sido reportadas, reforçando que “o ponto fundamental é que rapidamente se encontre uma solução”.
Este é o décimo primeiro caso de morte que poderá estar ligado a dificuldades no socorro prestado pelo INEM, que tem enfrentado críticas sobre a capacidade de resposta nas últimas semanas.