A cidade de Vila Nova de Gaia, na Área Metropolitana do Porto, está prestes a receber um importante impulso na oferta de cuidados infantis, com a construção de cinco novas creches. O projeto, revelado pelo presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, será financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“Ainda não sabemos o montante da comparticipação que teremos que fazer, mas o objetivo é aproveitar os fundos do PRR sem deixar escapar essa oportunidade”, afirmou Eduardo Vítor Rodrigues durante a apresentação do relatório de contas de 2023, dirigindo-se à imprensa.
As novas creches serão localizadas nas freguesias de Canidelo, Oliveira do Douro, Afurada, Pedroso e Grijó, cada uma com capacidade para acolher 66 crianças.
Embora sem fornecer prazos exatos, o presidente da câmara indicou que os concursos públicos para as obras deverão ser lançados em maio, visando uma rápida implementação das creches.
Eduardo Vítor Rodrigues reconheceu que, apesar deste esforço, a resposta ainda não é suficiente para a demanda existente. “Embora vá ao encontro das necessidades das famílias, não resolve a procura. Temos instituições com listas de espera superiores ao número de vagas disponíveis”, destacou.
Além da construção das creches, o município está empenhado em modernizar quatro escolas EB 2,3 e secundárias, a saber, Gaia Nascente, Carvalhos, Grijó e D. Pedro I. Cada intervenção pode custar entre três a 3,5 milhões de euros, com parte do financiamento também proveniente do PRR.
“A câmara terá que comparticipar, uma vez que os custos provavelmente ultrapassarão os valores previstos”, explicou o autarca, que espera concluir a remodelação do Edifício dos Paços do Concelho, atualmente em obras, até outubro. Esta obra, orçada em 3,4 milhões de euros, representa a primeira grande renovação do edifício em um século.
Foto: Governo de Portugal