Município de Vila Nova de Gaia Anuncia Construção de Cinco Novas Creches Financiadas pelo PRR
Município de Vila Nova de Gaia Anuncia Construção de Cinco Novas Creches Financiadas pelo PRR

Município de Vila Nova de Gaia Anuncia Construção de Cinco Novas Creches Financiadas pelo PRR

Partilhar:

A cidade de Vila Nova de Gaia, na Área Metropolitana do Porto, está prestes a receber um importante impulso na oferta de cuidados infantis, com a construção de cinco novas creches. O projeto, revelado pelo presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, será financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Ainda não sabemos o montante da comparticipação que teremos que fazer, mas o objetivo é aproveitar os fundos do PRR sem deixar escapar essa oportunidade”, afirmou Eduardo Vítor Rodrigues durante a apresentação do relatório de contas de 2023, dirigindo-se à imprensa.

As novas creches serão localizadas nas freguesias de Canidelo, Oliveira do Douro, Afurada, Pedroso e Grijó, cada uma com capacidade para acolher 66 crianças.

Embora sem fornecer prazos exatos, o presidente da câmara indicou que os concursos públicos para as obras deverão ser lançados em maio, visando uma rápida implementação das creches.

Eduardo Vítor Rodrigues reconheceu que, apesar deste esforço, a resposta ainda não é suficiente para a demanda existente. “Embora vá ao encontro das necessidades das famílias, não resolve a procura. Temos instituições com listas de espera superiores ao número de vagas disponíveis”, destacou.

Além da construção das creches, o município está empenhado em modernizar quatro escolas EB 2,3 e secundárias, a saber, Gaia Nascente, Carvalhos, Grijó e D. Pedro I. Cada intervenção pode custar entre três a 3,5 milhões de euros, com parte do financiamento também proveniente do PRR.

“A câmara terá que comparticipar, uma vez que os custos provavelmente ultrapassarão os valores previstos”, explicou o autarca, que espera concluir a remodelação do Edifício dos Paços do Concelho, atualmente em obras, até outubro. Esta obra, orçada em 3,4 milhões de euros, representa a primeira grande renovação do edifício em um século.

Foto: Governo de Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *