Município do Porto Apresenta Mostra de Edições Raras de ‘Os Lusíadas’
Município do Porto Apresenta Mostra de Edições Raras de ‘Os Lusíadas’

Município do Porto Apresenta Mostra de Edições Raras de ‘Os Lusíadas’

Partilhar:

A exposição de edições históricas de “Os Lusíadas”, que decorrerá de 24 a 27 de janeiro, das 9h às 17 horas, na Câmara do Porto, é parte integrante das celebrações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões e está complementada por um projeto de Gonçalo M. Tavares que envolve a participação da população local. A entrada é gratuita.

Nesta exposição, que assinala o quinto centenário do nascimento de Luís de Camões, serão apresentadas a 1.ª edição de “Os Lusíadas”, adquirida pelo Ateneu Comercial do Porto em 1904, e uma seleção de edições antigas da mesma obra, pertencentes ao acervo da Biblioteca Pública Municipal do Porto.

A exibição da 1.ª edição de “Os Lusíadas”, numa parceria com o Ateneu, proporciona uma oportunidade única de apreciar um exemplar raríssimo da obra que melhor representa a identidade do povo português. Nos Paços do Concelho, será apresentado um dos 34 exemplares ainda existentes da edição de 1572 do épico camoniano. Este valioso e simbólico livro será complementado por um conjunto de edições históricas da Biblioteca Pública Municipal do Porto, todas com elevado valor patrimonial.

“Camões na Cidade do Porto”

Durante a visita, será também divulgado o projeto “Camões na Cidade do Porto”, da autoria do escritor Gonçalo M. Tavares, que estará presente na ocasião. Coorganizado pelo Município do Porto, o projeto prevê a gravação de leituras de “Os Lusíadas”, por vezes em performances, em vários espaços interiores e exteriores da cidade. Cidadãos anónimos do Porto, entre os 7 e os 87 anos, serão convidados a ler uma das 1102 estrofes do poema épico de Camões. Isso implica que 1102 pessoas serão filmadas, e os vídeos com as suas leituras estarão disponíveis em QR Codes em vários pontos da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *