A cidade do Porto acaba de valorizar um dos seus mais icónicos monumentos históricos, a Muralha Fernandina, com a instalação de um sistema de iluminação inteligente e eficiente. Foram colocadas 239 luminárias LED e implementado um sistema de controlo remoto que regula o fluxo luminoso, destacando a beleza do troço entre Batalha e Guindais, um dos últimos remanescentes das muralhas defensivas da cidade, construídas no reinado de D. Fernando.
O projeto, liderado pela empresa municipal Águas e Energia do Porto, não só modernizou a iluminação da muralha, como também reforçou a rede elétrica nas zonas circundantes, promovendo maior eficiência energética, segurança e mobilidade. Segundo a arquiteta responsável pelo projeto, Diana Del-Negro, “a iluminação rasante das alvenarias valoriza as características arquitetónicas da muralha”, e a volumetria é destacada através de áreas propositadamente mantidas em sombra, realçando as arestas abruptas dos torreões.
Além de realçar as ameias e merlões, a nova iluminação melhora a visibilidade no caminho de ronda da muralha, cumprindo uma função prática e estética. O sistema de iluminação foi cuidadosamente planejado para ser reversível, evitando danos no património classificado.
Antes da intervenção, o monumento sofria com projetores obsoletos, que não valorizavam adequadamente a sua imagem, além de lanternas que dificultavam a sua visualização. Agora, a nova configuração permite uma visão desobstruída da muralha, tanto de dia quanto de noite.
A obra inclui ainda a instalação de 32 luminárias LED no caminho pedonal junto à muralha e 11 na Rua Arnaldo Gama, bem como a colocação de 4.600 metros de cabos elétricos. Estes equipamentos foram estrategicamente posicionados para não interferir com a vista do monumento.
Esta é apenas a primeira fase de um projeto maior, que continuará com intervenções nos troços das escadas do Caminho Novo e do Palácio de S. João Novo. A requalificação faz parte do Programa de Requalificação da Iluminação da Cidade, que visa tornar o Porto mais sustentável e atrativo durante a noite, incentivando a apreciação do património histórico através das mais recentes tecnologias de iluminação.
O município também está a implementar diversas iniciativas sustentáveis, incluindo a promoção de energia renovável, mobilidade sustentável e a instalação de sistemas de iluminação LED inteligente.
Créditos: Nuno Miguel Coelho/CM Porto