Museu do Livro no Palácio de São João Novo no Porto
Museu do Livro no Palácio de São João Novo no Porto

Museu do Livro no Palácio de São João Novo no Porto

Partilhar:


O Palácio de São João Novo, agora sob a gestão do município do Porto, será transformado no Museu do Livro, anunciou o presidente da câmara, Rui Moreira, durante a cerimônia solene nos Paços do Concelho. A transferência da responsabilidade pela gestão do palácio, anteriormente a cargo da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), foi formalizada com um acordo de transferência de 50 anos.

O imóvel, classificado como de interesse público e antiga morada do Museu de História e Etnografia do Porto, foi fechado em 1987 devido a um incêndio. Com a abertura em setembro após mais de 30 anos fechado, o Palácio de São João Novo agora receberá uma nova finalidade museológica com o Museu do Livro, alinhado com a memória local.

O presidente da Câmara do Porto destacou que a visão para o palácio é compartilhada com entusiasmo, e a proposta de transferência encontrou acolhimento na lei. O Museu de Etnografia e História do Douro Litoral, inicialmente localizado no palácio, foi encerrado em 1987 após o incêndio.

Este anúncio faz parte de uma iniciativa mais ampla de transformação dos museus na cidade, com o atual Museu da Cidade do Porto sendo renomeado como Museu do Porto e adotando um discurso mais museológico no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *