Uma delegação do Museo de Bellas Artes Gravina (MUBAG) de Alicante, liderada pelo Deputado da Cultura da Diputación de Alicante, Juan de Dios Navarro, foi recebida por Catarina Santos Cunha, Vereadora do Turismo e da Internacionalização da Câmara Municipal do Porto, numa sessão protocolar de cumprimentos. Durante o encontro, foram discutidas possíveis iniciativas de parceria entre ambas as instituições, fortalecendo assim as relações entre o Porto e a Província de Alicante.
A delegação do MUBAG, composta pelo Diretor Jorge A. Soler Diaz e pelas técnicas María José Gadea Capó e María Gazabat Barbado, encontra-se em Portugal a convite do Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR). Eles visitaram o MNSR e participaram de várias reuniões de trabalho, analisando o desenvolvimento de projetos futuros entre as duas instituições museológicas.
Foi realizada uma visita técnica às reservas do MNSR, com particular ênfase nas coleções de pintura, escultura, mobiliário, vidro e cerâmica.
No âmbito da programação do Dia Internacional dos Museus, ocorreu ontem à tarde um colóquio público abordando as possíveis semelhanças entre os artistas portugueses e espanhóis do Naturalismo, com foco nas coleções de cada museu representado. Moderado por António Ponte, Diretor do MNSR, o colóquio contou com a participação do Diretor do MUBAG e das técnicas María José Gadea Capó e María Gazabat Barbado, que dialogaram com Ana Paula Machado, Gestora da Coleção de Pintura do Museu Nacional Soares dos Reis.
Até ao final do ano, uma delegação do MNSR visitará o MUBAG para reforçar os compromissos de intercâmbio e projetos de cooperação.
Juan de Dios Navarro considerou esta visita ao Museu Nacional Soares dos Reis “uma ação fundamental para que a cultura ultrapasse fronteiras, iniciando uma colaboração e conhecimento mútuo entre os museus que, a partir deste encontro, estão geminados e comprometidos com projetos futuros”.
Para António Ponte, o intercâmbio com o MUBAG consolida a estratégia de internacionalização do Museu Nacional Soares dos Reis, com planos para realizar exposições e iniciativas de intercâmbio baseadas nos acervos dos museus.
Foto: Museu Soares dos Reis