(Texto de Mariana Oliveira)
Ocorreu, na passada quarta-feira, dia 30 de novembro, a inauguração do Mercado de Natal da Maia e iluminação da Praça Doutor José Vieira de Carvalho, pelas 18 horas.
A celebração teve direito a um espetáculo de dança ao vivo. Em seguida, decorreu a contagem decrescente até a Praça ficar completamente iluminada. A acompanhar a iluminação, foi tocada a célebre música natalícia de Mariah Carey, “All I Want For Christmas Is You”.
Acendidas as luzes, o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Domingos da Silva Tiago, abriu “as portas” para o Mercado de Natal.
Existem diferentes tipos de negócios neste Mercado de Natal. À Rádio Metropolitana Porto, Luís Santos, da loja Laroca, que surgiu em 2013 e costuma participar no Mercado de Natal, explicou como funciona o projeto.
“Fundamentalmente fazemos bonecos pintados à mão, personalizações a partir de fotografias, enviam-nos uma foto e nós fazemos a reprodução em formato de boneco. Fazemos dois tipos de trabalho, fazemos personalizações com a cara da pessoa que nos pedem e fazemos também com caras de pessoas icónicas, da música, do cinema”, explicou Luís Santos, referindo-se ao negócio que gere com a companheira, Ana.
No entanto, este não é o único negócio que faz trabalhos personalizados.
“Nós trabalhamos com cerâmica e transformamos o barro em peças. Há a possibilidade de serem personalizadas também e, além, disso, todas as peças que fazemos são assinadas, são peças únicas”, salientou Maria José Valadares, outra habitual presença neste Mercado.
Além disso, são também inaugurados uma pista de gelo, um carrossel parisiense, a Casa do Pai Natal e a Árvore de Natal.
Quanto ao Pai Natal, “só chega à Maia no dia 11 de dezembro, pelas 17 horas, numa Parada com cerca de 35 elementos e amigos, que o acompanham”.
Poderá visitar o Mercado de Natal, localizado na Praça Doutor José Vieira de Carvalho, Maia, até ao dia 31 de dezembro. De segunda a quinta-feira, o horário é das 17 às 22 horas e sexta-feira inicia à mesma hora e termina às 23 horas. Ao sábado funcionará das 15 às 23 horas e ao domingo das 15 às 22 horas. Na véspera de Natal e de Ano Novo estarão abertos das 10 às 15 horas. No Natal, dia 25 de dezembro, estará fechado.
As decorações vão colorir as ruas da Maia até dia 6 de janeiro.