A partir da tarde de domingo, haverá alterações na meteorologia “devido à aproximação de uma depressão com expressão em altitude”. Na serra da Estrela existe a possibilidade de queda de neve. O IPMA colocou os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa e Beja sob aviso amarelo e a Madeira sob aviso laranja.
A semana do Natal vai ter uma alteração do estado do tempo, com a chegada a Portugal Continental de precipitação, que poderá ser acompanhada de trovoada, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com a informação meteorológica, a mudança do estado tempo em Portugal Continental vai acontecer a partir da tarde de domingo “devido à aproximação de uma depressão com expressão em altitude”.
“Assim, a próxima semana será, em geral, caracterizada pela ocorrência de precipitação, que poderá ser acompanhada de trovoada. A precipitação será por vezes forte em diversos períodos ao longo da semana, em especial terça-feira, dia 21, havendo neste momento uma probabilidade elevada também para os dias de consoada e de Natal”, pode ler-se no texto do IPMA.
Entre os dias 23 e 26 de dezembro “existe a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela”, referiu ainda o documento do IPMA.
O inverno chega mais cedo e o Natal também deve ser cinzento e molhado. “Entre o 24 e o 25 de dezembro, a tendência é para que ocorra precipitação em todo o território”, explicou a meteorologista Cristina Simões.