A Noite do Circo, evento de destaque no panorama do circo contemporâneo em Portugal, chega a Santa Maria da Feira no próximo sábado com uma programação recheada de performances de malabarismo, acrobacia, dança e contorcionismo. O evento, promovido pelo Cineteatro António Lamoso, em parceria com o Centro Cultural de Paredes de Coura, começa às 16h00 com a performance de malabarismo “BPM” (Beat Per Minute), da companhia francesa POC.
Às 17h15, haverá uma conversa temática intitulada “Processo de criação em residência – Novo circo em Portugal”, dirigida a profissionais do setor, mas aberta ao público. O debate contará com a participação de artistas nacionais e internacionais como Jean Marc Broqua (La Grainerie), Bruno Machado (INAC), Rui Paixão (artista com participações no Cirque du Soleil) e Cláudia Berkeley (Teatro da Discália), sob a moderação de João Paulo Santos.
Às 18h30, o público poderá assistir à performance de acrobacia e contorcionismo “Abel”, da companhia Cie Del Caravaggio (Itália, Portugal e França). A programação segue à noite, às 21h30, com a estreia de “Kairós”, da companhia luso-francesa FIKA, vencedora da chamada aberta Noite do Circo. O circuito encerra com a performance “Statikman”, de António Santos, e o espetáculo “A última recordação do meu relógio”, de Fernando Torres Barria (Suíça), que combina malabarismo e magia. A noite termina com um DJ Set a cargo de Vivax.
O curador João Paulo Santos destaca a importância de Santa Maria da Feira como um espaço fundamental para a criação e difusão do circo contemporâneo em Portugal, reforçando o papel de eventos como o Imaginarius e a open call Noite do Circo.
A entrada para todas as atividades é gratuita, mas sujeita à lotação do espaço, com bilhetes disponíveis na Loja Interativa de Turismo de Santa Maria da Feira e através da BOL.
Foto: DR