O primeiro dia das celebrações do Dia da Marinha levou mais de nove mil visitantes ao Navio-Escola Sagres, atracado no Cais da Ribeira, no Porto.
“Nós já tivemos mais de nove mil visitas à Sagres. As visitas estão em crescendo, não contando as visitas aos outros dois navios que estão sortos aqui no meio do rio”, avançou o Chefe do Estado-Maior da Armada, Henrique Gouveia e Melo.
A Sagres já não navegava no rio Douro desde 1998, sendo esta a primeira vez que o navio-escola atraca no Porto. A fragata D. Francisco de Almeida e o NRP Sines estão ancorados no rio Douro, também para as celebrações do Dia da Marinha.
“O carinho que esta cidade tem pelos marinheiros é uma coisa fantástica e que nós apreciamos muito e também nos sentimos muito acarinhados aqui no Porto”, realçou o almirante Gouveia e Melo.
As celebrações contam ainda com uma cerimónia militar que vai reunir cerca de 500 militares na zona da Alfândega. O desfile arranca às 12h00 de domingo e seguirá o sentido Alfândega-Ribeira, podendo ser visto por toda a população. Na última parte do desfile, que durará cerca de uma hora e meia, está prevista uma demonstração de capacidades junto ao rio Douro e que envolverá um helicóptero.