Novo levantamento revela aumento no número de pessoas sem-abrigo em Portugal
Novo levantamento revela aumento no número de pessoas sem-abrigo em Portugal

Novo levantamento revela aumento no número de pessoas sem-abrigo em Portugal

Partilhar:

Dados recentes de 2022 indicam que mais de 10.700 pessoas vivem em situação de sem-abrigo em Portugal continental. Pela primeira vez, todos os municípios foram incluídos no levantamento, revelando um aumento em relação a 2021. Do total, 5.975 estão sem-teto, enquanto 4.798 não têm moradia fixa, mas vivem em alojamentos temporários.

As regiões mais afetadas são o Alentejo, a Área Metropolitana de Lisboa e o Algarve, com proporções mais elevadas de pessoas em situação de sem-abrigo por mil residentes. O relatório destaca que, em comparação com a população residente, existem 1,08 pessoas sem-abrigo por mil habitantes em Portugal continental.

Embora haja um aumento quantitativo em relação ao ano anterior, o coordenador da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA) destaca que as estatísticas para 2023 ainda não estão disponíveis. O perfil típico continua sendo masculino, acima dos 45 anos, com várias problemáticas associadas.

O fenômeno está disperso por todo o país, concentrando-se especialmente nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. O relatório revela que 56% do total de pessoas em situação de sem-abrigo estão nessas regiões. Apesar dos desafios, destaca-se que 717 pessoas conseguiram deixar a situação de sem-abrigo em 2022, encontrando habitação permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *